Clínica Fonovoz

A clínica Fonovoz é um local idealizado para o atendimento de profissionais da voz: cantores, professores, radialistas, dubladores, oradores, repórteres, narradores,  profissionais de teleatendimento. 

Com localização privilegiada, a 600 metros do Shopping Anália Franco, Fonovoz é um espaço preparado e equipado para oferecer o melhor em assessoria vocal, dando todo o suporte profissional e técnicas necessárias para um bom comportamento vocal e resultados positivos.

 

INOVAÇÕES E TÉCNICAS FONOAUDIOLÓGICAS PARA CANTORES

Assim como o atleta de alto desempenho necessita de um profissional que lhe avalie e o acompanhe a fim de aumentar o rendimento e evitar lesões, com o cantor de alta demanda não é diferente.

Rouquidão, Soprosidade, Rugosidade, Quebra de Sonoridade, Calos ou Nódulos, Falta de ar, Fadiga, Dor, etc são sintomas próprios do mau uso da musculatura que compõe o sistema fonatório. Isso acontece porque alguns cantores usam esses músculos de forma errada.

Há momentos em que o cantor usa o músculo responsável pelos tons graves nas regiões agudas da música e vice-versa, causando um grande conflito na musculatura, resultando no cansaço.

Mas o pior é quando esse quadro não permite que a voz volte ao normal no dia seguinte, e no próximo show os sinais de cansaço já aparecem nas primeiras músicas, prejudicando a afinação e a estética.

O cantor que se vê nessa condição acaba empenhando um esforço vocal muito maior para tentar garantir a afinação e o volume na apresentação, formando-se um círculo vicioso que se agrava a cada canto esvaindo-se o encanto.

A fonoterapia direcionada a voz profissional consiste em prevenção e reabilitação. Com o auxílio do otorrino é feito um diagnóstico que identifica se há lesões e o tipo de lesão encontrada.

Em estúdio o trabalho de acompanhamento também é muito importante promovendo excelentes resultados.

O atendimento é realizado no estúdio de gravação permitindo que a voz obtida após a sessão seja captada para gravação. Isso reduz a quantidade de correções a serem feitas na voz devido a melhora da afinação e equilíbrio ressonantal que reflete diretamente nas frequências captadas, dando ao produtor melhor resultado na masterização e mixagem.

Através desse trabalho é possível manipular a ressonância do cantor deixando a sua voz mais adequada para a música que será feita.

As modernas técnicas fonoaudiológicas aplicadas através da experiência e do apoio técnico-científico vai além dos exercícios, vocalises, condicionamento vocal, postural, coordenação respiratória, fortalecimento abdominal e correção postural. Envolvem também técnicas de termoterapia, crioterapia, bandagem elástica, eletroestimulação neuromuscular e estímulos auditivos para afinação.

Para cada estilo e cada caso é selecionada uma técnica específica, para atingir o resultado esperado por meio da reprogramação muscular aplicada subjetivamente a cada paciente, gerando a consciência corporal, assim como no atleta.

Os exercícios fonoaudiológicos e a disciplina resultam no êxito do cantor em seu mister, obtendo extrema facilidade de reconhecer seus mecanismos de ação e perceber até mesmo sozinho onde está o problema a ser corrigido.

Essa conduta permite um canto sem esforço com total controle sobre seu instrumento vocal.

Por causa do acompanhamento fonoaudiológico o cancelamento de shows é descartado da rotina do cantor. O uso correto dessas estruturas promove longevidade vocal.

A voz é o teor  principal para o trabalho do cantor, o cuidado com ela traz benefícios que são percebidos em pouco tempo, por isso a fonoaudiologia deixou de ser vista como um artigo de luxo e passou a ser considerada fundamental para manutenção da qualidade de vida em voz.